quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A arte de palpitar

 Opinião, ideia, sugestão, até aí tudo bem. Mas quando o palpite vira uma coisa tipo opinar a vida alheia e/ou coisas que não vem ao seu conhecimento, aí é outra coisa. Vira um "palpite idiota", aquela coisa que a pessoa devia guardar para si, que não vem ao cabimento dizer. A garganta fica fazendo cócegas, com vontade de dizer: ninguém pediu sua opinião. 

  Coisas como o que você fez/ faz /irá fazer, gostos aleatórios no seu trabalho, em casa, e/ou na escola, o palpite idiota está a sua espreita, esperando um momento oportuno de dar as caras.
  
   As pessoas adoram falar da vida de outras pessoas, principalmente mal. Nem se dá o conhecimento se tal pessoa é realmente como aparenta ser, mas tá criticando. Essas pessoas acham que todos têm uma caixinha escrita: "compro opinião alheia". Não seria legal: - O que você acha da Joana? - Eu não conheço ela, mas aparenta ser legal. Ou: - Eu não conheço ela, mas não curti ela muito não. Mas não, não é assim, por incrível que pareça é assim: - O que você acha da Joana? - Aquela puta desgraçada? Ah só com aquela roupa de Tati-Quebra-Barraco já desvia a atenção de qualquer marmanjo.

  Isso é quase a tradução de uma rede social de perguntas e respostas: o Ask.fm. Nada contra uma pessoa ter uma conta nessa rede social, eu até tinha uma conta no antigo Formspring. Qual a diferença entre as redes? Quase nenhuma, somente o fato de que no ask as pessoas compartilham em outras redes sociais as respostas irônicas, tipo eu "tô podendo", o que no formspring não era feito com tanta frequência. Você não precisa esfregar na cara das pessoas suas ironias, seus mal-dizeres, e xingões aos palpites descarados, ou popularmente dizendo: "Sai daqui recalque!". Porque o facebook era para ser pura alegria, pô.

   Ninguém é alienado e tem conhecimento a todos os assuntos. Se você não sabe de algo sobre o que as pessoas estão falando, ou não gosta sobre o que elas estão falando, não fale ou simplesmente saia de perto. Você não vai parecer um idiota se não souber o que dizer, e tão pouco precisará bancar uma pessoa popular e/ou um sabichão da vida.

  

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Yes, we are monsters.

   Nós, seres vivos mais evoluídos, com um grande domínio sobre o planeta e outros seres que aqui também habitam, somos superiores aos outros no quesito inteligência, mas em outros quesitos como solidariedade e proteção aos mesmos e de outras espécies não somos assim tão evoluídos, podemos dizer que somos um tanto quanto monstros.

  Por sermos superiores à eles, criamos o pré-conceito de que eles são dependentes de nós, temos de protegê-los, alimentá-los e talvez mimá-los. Isso acontece principalmente com animais domésticos: cães e gatos. Algumas pessoas se sentem sozinhas e/ou consideram o bichinho como se fosse parte da família e algumas vezes, o mimam exageradamente, dando aqueles cuidados que vemos na TV: salão de beleza, roupinhas caras, etc., coisa de madame. Mimo demais pode prejudicar o bichinho, ele pode começar a se tornar um produto como um bichinho de pelúcia e não sendo realmente condizente à sua real natureza.
 
   Por que uns amam demais e outros de menos? Isso é um fato um tanto quanto intrigante, enquanto existem pessoas vegetarianas, veganas, há os que maltratam os próprios bichinhos e/ou os do outros. Um caso que infelizmente é comum até em nossa pequena cidade, é o envenenamento de cães. De praxe que os animais domésticos não são tão "tudo de bom", eles são domesticados para viver com os humanos, não viver como os humanos. Se passar o bonde da cachorrada perto ao seu canil, é claro que o cachorro vai latir histericamente, e se o canil ser mal feito ou melhor dizendo, uma gambiarra, ele vai dar seu jeito e fugir, vai defecar em sua grama, vai sujar sua calçada, e depende da raça, o cão vai parecer um sarnento, bernento e neurótico quando chegar alguém em sua casa. Isso é de longe um motivo para maltratá-los.

  A natureza deles é cuidar e proteger seus donos, do jeito deles, e a única arma deles são os dentes avantajados. Se você tiver a puta sorte de encontrar um na rua que decida que você é uma vítima, ele não vai jogar uma flecha, uma besta, muito menos atirar com um revólver, vai correr mais que um queniano e morder sua pele linda e lisa como um pêssego. E agora, esse é um bom motivo para mautratá-los? Então, se você foi assaltado e afins, por que não vai lá na delegacia ou se a pessoa estiver solta, dá um jeito de ir atrás dela e envenenar ou atirar com um revólver?
 
  Sim, isso é um absurdo. Mas e se revidássemos aos bandidos, teríamos tanta sorte como teríamos se revidássemos aos animais domésticos? Não, porque somos superiores aos animais, eles não podem falar nem tanto ter a astúcia de saber que seu alimento está envenenado, por exemplo, nessas condições, os animais são indefesos, o que nos deixa com um rótulo de monstros.
 
   Se você não tem tempo e/ou condições de cuidar de um bichinho, simplesmente doê-o. Há várias crianças que anseiam por um. Não é porque você está sob domínio que você pode "fazer o que quiser" com ele. Por que não posso fazer o que quiser com eles?

  De acordo com a Declaração Universal dos Direitos dos Animais:

Art. 1° - Todos os animais nascem iguais diante da vida, e têm o mesmo direito à existência.
Art. 2°  b. - O homem, enquanto espécie animal.não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais, ou explorá-los, violando esse direito. Ele tem o dever de colocar a sua consciência a serviço dos outros animais.
Art. 3° a. - Nenhum animal será submetido a maus tratos e atos cruéis;
           b. - Se a morte de um animal é necessária, deve ser instantânea, sem dor ou angústia.
Art. 6° b. - O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.
Art. 11°  - O ato que leva à morte de um animal sem necessidade é um biocídio, ou seja, um crime contra a vida.
Art. 14° a. - As associações de proteção e de salvaguarda dos animais devem ser representadas a nível de governo;
             b. - Os direitos dos animais devem ser defendidos por lei, como os direitos dos homens.

Penalidades:

Art. 32 da Lei de Crimes Ambientais - Lei 9605/98 : Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente e dá outras providências.
Art. 32 - Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Pena: detenção de três meses a um ano e multa.
      1° - Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
       2° - A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte de um animal.

  Se souber ou presenciar um maltrato, denuncie. É aquela velha história: se você vê um crime e não faz nada, você é de certa forma cúmplice.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Abra a sua gaveta da criatividade

  Muitas pessoas associam a criatividade com os profissionais da área de comunicação e criação: fotógrafos, designers, webdesigners, cartunistas, publicitários, estilistas, etc. Porque são inovadoras e criativas, bastam olhar algo A pensar no B e criam o C, fazendo isso com muita facilidade. E como isso é possível? Basta exercitar o lado direito do cérebro, o lado "colorido": sentimental, criativo, imaginativo, engraçado.
 
  Qualquer um pode fazer isso. Como treinar para maratonas, ou simplesmente correr para emagrecer, no começo é difícil, você não tem fôlego para acompanhar mas se praticar diversas vezes, você chega lá. E é isso que os profissionais da área da criação e comunicação fazem: praticar!
 
  Outro problema comum entre jovens é o da redação, muitos não conseguem criar algo e ter uma boa gramática. Mas ninguém nasce sabendo, muito menos na nossa cidade que o "portugueis" é horrível. Leia, mas não se subestime e critique que todos os livros são como os livros da Iracema que a professora de português pede para ler por exemplo, onde há histórias com muita agonia e o português é culto, da época colonial.

  Garimpe estilos e títulos, a internet é um vasto campo e seus amigos mais ainda, você vai descobrir muitos fanáticos por aí, mas só peça pra eles não se empolgarem muito se não já dão muitos spoilers e quem sabe descravam a história inteira (eu sou uma dessas, mas to melhorando com o tempo viu!).
 
  Desligue o Programa do Silvio Santos e essas novelas chatas da Globo, que por hora não mostram nada de interessante, só as mesmas histórias e lugares (circuito RJ-SP). Procure novos filmes, e principalmente séries, super indico Spartacus (ação, aventura) , Breaking Bad (suspense, drama), The Big Bang Theory (comédia). Uma série é só a ponta do iceberg, você assiste um e não para mais, é um roteiro melhor que o outro. 

  Se atualize e procure muita inspiração. Você vai ser criativo nos lugares e nas horas mais inesperadas, porque todos nós somos criativos, só esquecemos onde está a chave da gaveta da criatividade.

domingo, 18 de agosto de 2013

Por que a grama tem de ser verde?

  Dogmas, ideologias, superstições, todas antigas. Estamos cheios disso!  "Está namorando pra quê? Tem de casar!; mulher não pode sair à noite; mulher tem que casar e ter filhos pra cuidar; tem de ir na igreja; porque você não gosta de alguns lugares, não conversa e não sai com todas as pessoas você é anti social, não gosta de ninguém; porque você namora não pode ter amigos de outro sexo; se o homem bebe com os amigos pode saber que tem mulher no meio, etc. Bla bla bla...." Aposto que você imaginou seus pais, avós, ou outra pessoa que sempre fala isso, falando o que citei. Quanto machismo e ideologias idiotas em um parágrafo só né!? 
  
  Por que devo acreditar fielmente no que "não sei quem falou"? Por que devo seguir ideologias porque é tradição e meus pais e familiares seguem? Se meus pais falam que A é A sem saber o porquê disso, eu posso certamente duvidar e disser que existe o B, o C e o D. 

  Uma das coisas mais irritantes é você saber que você está certo e ouvir ideologias idiotas, sem nexo falando que você está errado. Vou citar um exemplo clássico: se eu não acredito em deus e te falo claramente isso, não tem o porquê de você insistir que eu acredite nele. Se eu não insisto pra que você não acredite nele, não insiste pra que eu acredita! Cada um tem sua ideologia, respeita-as. A não ser que isso seja prejudicial ao indivíduo, aí podemos abrir uma pequena excessão.

  Temos uma vida tão curta, podemos morrer a qualquer momento, e as pessoas ficam se apegando a coisas incertas, sem lógica. Às vezes você tem um fracasso em um plano, aí alguém diz: aconteceu isso porque deus quis. Então temos um deus carinhoso e misericordioso que adora fazer seus filhinhos sofrerem? Não basta dizer que deus quis assim, ou porque é seu destino é que eu tenha de aceitar isso. Você deve pensar onde errou, talvez melhorar e não repetir isso novamente. 

  Tenha atitude e coragem! Arrisque-se, coma alimentos novos, converse com pessoas diferentes, vá a lugares diferentes, tenha uma vida diferente. Se você caiu, levante-se! Haverá pessoas que te derrubarão ainda mais, que poderão te estender o dedo mindinho ou simplesmente olhar e não fazer nada. Não espere atitude de ninguém, o único capaz de melhorar sua situação é você. Mas é claro que em certas ocasiões precisamos de ajuda, não conseguimos tudo sozinhos.

  Não tenha medo. O medo corta mais profundamente que as espadas. Duvide, questione, debate, mas debate com lógica e com opiniões convencestes. Seja menos sonhador, para que quando um tijolo cair em você, você não pense que é um travesseiro. E acima de tudo, seja você mesmo. As pessoas mais importantes pra você estão ao seu redor por gostarem de você, e não de um falso você.  

sábado, 3 de agosto de 2013

D EFICIÊNCIA

Faz tempo que não escrevo aqui, então postarei um texto do qual eu escrevia regularmente o editorial, quando eu trabalhava no jornal. 

Certamente você deve conhecer muitas pessoas que não são satisfeitas com o corpo, com a situação financeira, com a classe social, enfim, que reclamam de tudo, mesmo tendo quase tudo.

Mas ao contrário dessas pessoas, existem pessoas com deficiência, de nascimento, ou que aconteceu um acidente e consequentemente perdeu um braço, mão, perna, etc. Essas pessoas podem não ter um membro ou dois, ou não podem andar, ou ouvir, ou falar, ou ver.

Mesmo não sendo pessoas normais, muitas delas vivem vidas normais. Aceitam o que Deus não deu pra elas, sendo uma parte do corpo ou não, e vivem suas vidas felizes. Pois se deprimir, ser rancorosa e triste não vai melhorar a deficiência, ao contrário, irá piorar. Se a pessoa deficiente não poder ouvir/falar, poderá andar e ver, se não puder ver, poderá escutar, falar e  andar, se não puder andar, poderá ver, falar  e ouvir e assim sucessivamente.
Muitas dessas pessoas se adaptam à deficiência, fazendo as coisas com outros membros e assim por diante, não reclamam e não pedem pelo que não têm, pelo contrário, agradecem pelo que têm.

Conheço um rapaz que estudava, não sei se estuda ainda, de manhã no mesmo colégio que eu, ele é deficiente visual, uma pessoa especial, e um ano atrás tinha/tem uma namorada. Toda vez que eu via os dois juntos ficava admirando-os, pois é um amor lindo, sincero e verdadeiro, pois mostra que pra ele, não é necessário conhecer a aparência da sua namorada, os valores dela com certeza valeram mais do qualquer aparência visual ou física. Pelo que pude perceber, ela transmitia segurança, lealdade e fidelidade, um amor simples e verdadeiro, que não precisava ser visto, mas sentido e vivido.

O acesso para os deficientes físicos, atualmente é precário, e mesmo em alguns lugares tendo, por exemplo, uma vaga de estacionamento especial pra cadeirantes, e vasos sanitários para cadeirantes, sempre tem alguém que ocupa essas vagas/lugares, não sei ao certo se a pessoa é ignorante, ou mal informada.

Como diz o título da coluna dessa semana: “D EFICIÊNCIA”, muitas vezes a deficiência leva a eficiência, ou seja, a vontade de se acostumar e de se apropriar, sendo uma pessoa alegre e pronta pra vida.

Parabenizo a todos os deficientes, sejam visuais, auditivos, ou físicos, que superaram as dificuldades e se tornaram pessoas melhores, aceitando a situação, e ainda melhorando. Aos que ainda não aceitaram, sugiro não se culpar, e não culpar aos outros, ser diferente é normal.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Clique, ou desclique

  Cada geração é marcada por algo. No último século, as gerações foram marcadas pela tecnologia: geração rádio, TV, e agora, a internet. Conforme vão se modernizando, as pessoas ficam mais confortáveis, não têm aquele medo que a geração rádio tinha, por exemplo, de se expressar.

  Cada tipo de pessoa é definida principalmente por grupos. Você se descobre melhor com auxílio de fontes, como fazemos diversas vezes através da internet. Eu por exemplo, tive a ideia que não era adepta de nenhuma religião indo apenas em igrejas, e não me sentindo bem nelas, já há alguns anos. Redes sociais, blogs, sites, vídeos, amigos e pessoas do meu ciclo fortaleceram ainda mais minha ideia de ateísmo. Hoje, não tenho vergonha de expressar minhas opiniões e dizer que sou ateia na sala de aula e para meus pais. Ateísmo como o homossexualismo não é aceito de uma hora pra outra, raros são os que aceitam, a maioria é apenas respeitada em suas opiniões.
 
  Com a internet você expande aquele minúsculo cérebro onde seus pais lhe faziam acreditar que você tinha. Sai da sociedade, daquelas críticas e discussões que não vão pra frente, e encontra um Universo de conhecimento e pessoas. Você descobre pessoas que compartilham de seus gostos e opiniões, além de saber realmente o que veio fazer nesse minúsculo ponto azul.
 
  Você aprimora as rede sociais, não sendo somente como um álbum de fotografias e uma caixinha de lembranças onde é aberta  à todos, utiliza-o como ferramenta de trabalho e até uma ferramenta para conseguir trabalho. Dentre outros benefícios, só não utiliza-os para o bem, quem não os quer.
   
  A internet também é um mundo infinito de cultura, basta um bom programa de downloads e você baixa quaisquer músicas, séries e filmes, em questão de minutos ou horas. Ao que um filme na locadora, você esperava sair do lançamento, pois estava meio caro e o tempo de devolução é muito curto.
 
  Você conhece e ouve músicas incríveis, de várias etnias e ritmos, não somente o Porca Véia nas propagandas do Casarão, e Janaína no Estação. Conhece também pessoas interessantes de outros países, tirando é claro, os indianos com nomes ahsuadg que dizem: Hi gatinha, que tal tomarmos um tchai, oh, salamerish!
   
   Um dos malefícios dessa era, é criar falsos jovens e adolescentes. Deixar um pc para ele/ela se entreter a tarde toda, sendo que podia ir na casa das amigas brincar de casinha, escolinha, ou jogar bola no campinho. Deixar que façam o que quiser na internet, criar um vulgo perfil no facebook, que compartilhem coisas como: Ai como eu sofro nessa vida, gostaria de ter um look como esse, etc., etc. Fazer isso é como se colocasse um super bond na cadeira em frente ao pc, sem regras e indicações, faça o que quiser, na hora que quiser. Isso lembra que as coisas mudam radicalmente em questões de poucos anos, ao que, por exemplo, quando eu tinha 13 e 14 anos, juntava moedinhas para ir numa lan house jogar joguinhos de roupinhas com minha prima. Os meninos não mudaram em nada, continuam em lan houses jogando games da hora, isso nunca foi ruim, só para os pais que sentirão falta de trocados para pedágio e moedinhas para colocar na capelinha.
   
  Falsos jovens e adolescentes são uma fábrica de pessoas ignorantes, vivendo e vendo coisas impróprias para a idade, criando fantasias infantis em situações juvenis. Uma/um  pré adolescente/adolescente só saberá usar um sutiã, um absorvente, beijar, transar, quando chegar a hora, não existe um manual, nem preparações do tipo, muito menos em redes sociais, livrinhos de horóscopo Bidu, revistas Toda Teen, Atrevida e Atrevidinha. Aparecerá alguém do céu com um bilhetinho dizendo: se vire, ou foda-se. Não sou contra a utilização da internet por crianças e pré-adolescentes, desde que acessem coisas próprias para a idade, e atividades educacionais que ajudem no desenvolvimento escolar.
   
   Por que tornar o útil, desagradável? Os seres humanos criam necessidades fúteis, e só verão o efeito ruim, quando já prejudicar boa parte do indivíduo.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Prematuros

  Nem todos os terráquios são de parto socialmente normal, alguns são prematuros. Isso faz parte, principalmente, do cotidiano rural, onde os pais veem as crianças sem ter o que fazer, e pra ir "acostumando desde cedo"  lhes apresentam a querida amiga enxada, e assim por adiante. A criança, muitas vezes, não tem como negar, muitos pais alegam que é obrigatório e caso a criança revidar, lá vem as "amadas palmadas". 
  Onde a família é mais volumosa, que tem aproximadamente 8 filhos, os mais velhos cuidam dos mais novos. E esse cuidado, não se torna uma brincadeira, vai adquirindo a responsabilidade de lhe ser confiado alguém para cuidar.
   Conforme a criança vai crescendo, os pais, para não ficarem tão sobrecarregados, vão lhe confiar mais responsabilidades e obrigações, e aí ela começa a ser mais independente, fazendo as coisas sozinha.
   
  Ao longo do tempo, essas obrigações e responsabilidades vão sugando parte da infância. A criança não vai ter aquela liberdade de brincar, pois a qualquer momento, os pais lhe darão mais coisas para fazer. Chega a adolescência, e o ciclo de afazeres continua a todo o vapor, os pais lhe darão responsabilidades maiores, pois ela já não é mais frágil como quando era criança. Nessa fase, boa parte de sua adolescência também será sugada. Essas coisas moldam as pessoas prematuras.
 
  As pessoas prematuras são aquelas que não puderam aproveitar a infância e/ou a adolescência, seja por parte da educação familiar, traumas, preconceitos e baixa auto estima. Em muitas ocasiões elas não se comportarão como uma pessoa da mesma idade deveria se comportar, elas agirão com racionalidade, como se fossem pessoas mais velhas. Pois o fato de ter visto e convivido muito com a realidade os tornou assim.
 
  Isso é algo que molda a pessoa ao longo do tempo, e não de um dia para o outro. Muitas pessoas demoram pra enxergar isso na pessoa prematura. Quando enxergam, a pessoa já está totalmente diferente, e aí, de praxe, costumam associar com algo que a pessoa vive no momento: companhias, leituras, falta de religião.

     Os prematuros deixam de ter muitos ciclos de amizade, não por não gostar de uma certa pessoa, mas por não ter mais aquela afinidade, mesmas opiniões, que tinham antes. Deixam de fazer muita coisa que eram, digamos, "obrigados a fazer", pois já têm coragem de revidar, e ser eles mesmos. São mais racionais, e não  tão sentimentais como a maioria das pessoas. 
 
   Convivemos com infinitas formas e seres. Muitos dos "desajeitados", que talvez por estarem sofrendo, fazem as outras pessoas sofrerem também. Essas pessoas não são más, que não vão mudar, e você vai odiar a vida toda. O sofrimento delas fez com que se tornassem assim, e uma hora ou outra vão melhorar, ou piorar. 
 
    É cabível não julgar as pessoas por serem como são, mas sim se questionar o porquê de serem como são. Cada um tem uma trajetória de vida sofrível ou não, algumas parecidas, mas nunca iguais. É viável aprendermos, muitas vezes, sozinhos. Não existe um manual da vida, muito menos um professor da vida.